Fala, galera! Tranquilo?

Hoje vou falar sobre o Atom Text o editor criado pelo pessoal do GitHub, aqui vou fazer uma apresentação geral sobre algumas features, o qual vão lembrar bastante o editor sublime text, então bora la.

O que é o Editor Atom?

De acordo com o site do Atom (https://atom.io/) eles no dizem que é um editor hackeável para o século XXI. Ele é um editor simples e adaptável, e o seu foco é construir um sistema leve que possa atender a vários propósitos podendo ser melhorado através de plugins.

Sua licença é open-source (licença MIT) e seu código está no GitHub no repositório atom/atom. E outra grande vantagem deste editor é que pode ser instalado no Windows, Mec, linux, e também pode ser instalado o FreeBSD. Este editor foi desenvolvido com Node.JS.

Minha Primeira Impressão

atom

 

Olhando o Atom Text assim que instalamos ele lembra bastante o Sublime Text e o Brackets e apos instalar alguns plugins ele fica ainda mais parecido…

atom

Para começar eu instalei alguns plugins como o Monokai(UI e tema) e o Minimap, o legal e que até nada diferente do Sublime Text, então vamos seguir um pouco mais…

Command Palette

atom

Esta ideia foi baseada no Sublime, a paleta de comandos tem todos o comando do Atom. Pressionando (Ctrl+Shift+p isto no linux), aparece uma janela onde poderá buscar todos os comandos e atalhos do editor.

Integração com o Git

Esta parte e bem interessante pois o editor avisa as modificações feitas nos arquivos e os que foram adicionados.

Plugins

atom

Este é um ponto forte do editor, assim como no Sublime e fácil instalar os pacotes no Atom e ainda mais simples e ainda podemos fazer pesquisa de plugins e simplesmente clicar em instalar no pacote desejado e esta pronto para ser utilizado.

Todos os plugins são hospedados no repositório do GitHub podendo ser acessado livremente.

Considerações Finais

Bom finalizando a apresentação, espero que tenha conseguido demonstrar algumas funcionalidades do Atom que me chamaram a atenção.

Você pode deixar o Atom Text com a sua cara pois ele é bem personalizável e tem muitas extensões e se mesmo assim não achar algum plugim que se agrade pode criar o seu próprio e enviar para o repositório do GitHub para compartilhar com outros usuários do sistema, pois este software tem um grande futuro pela frente.

Faça o Download do Atom Text aqui.

É isso ai até o próximo post.

 

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.