Fala, galera! Tranquilo?
Bom este é um assunto que estão me pedindo bastante para voltar a falar no canal da Fala Ti no Youtube, e resolvi fazer um post sobre o Bootstrap para quem esta começando neste Framework.
Apresentação
O Bootstrap foi desenvolvido pelo pessoal do Twitter, é um framework para designer front-end de sistemas e sites, sendo ele de código aberto (Open Source) que facilita muito o desenvolvimento de interfaces web.
Feito para ser compativel com HTML5 e CSS3, utiliza sistema de criação de layout em grid de 12 colunas facilitando sua organização e comportamento em diversas telas.
Porque usar
- Uma excelente documentação, que ajuda bastante quem está aprendendo.
- Funciona em diversas telas
- Possui todos os requisitos para criar sites e sistemas web com uma interface bem simples e agradável.
- Ajuda na criação de layouts por manter padrões.
- Funciona em qualquer navegador atual.
- Agilidade na manutenção
Porque Não Usar
Terá que seguir os padrões para desenvolvimento.
Seu projeto se torna muito parecido com outros já existentes.
Estrutura do Bootstrap
A estrutura é entendida facilmente pois se em cotra com três pastas distintas, JS, Fontes e CSS, criando um layot em poucos minutos.
Sistemas de Grid
O uso das grids no Bootstrap é fundamental para um bom projeto, e entender sua lógica é simples.O sistema de grids possibilita a divisão em até 12 colunas de mesma largura facilitando o ajuste do layout:
Caso deseja utilizar toda a largura em seu conteúdo, basta criar uma coluna com largura de 12.
Agora se quiser utilizar seu conteúdo dividido em 2 partes iguais, de mesma largura, é só criar 2 colunas com a largura 6 cada uma.
Mas se você deseja dividir o conteúdo em 4 partes iguais, de mesma largura, basta criar 4 colunas com a largura de 4 cada uma.
Veja o exemplo:
Da mesma forma serve para qualquer divisão e posição que quiser colocar o seu conteúdo, desde que o resultado das somas da largura seja sempre igual a 12.
Utilizando grids possibilita mudar o visual de um site ou sistema web de maneira fácil e rápida, alterando apenas o valor da largura das colunas que deseja editar.
E o melhor de tudo você poderá definir diferentes grids para cada tipo de resolução. Esses comportamentos são definidos através das classes xs (dispositivos muito pequenos), sm (dispositivos pequenos), md (dispositivos médios) e lg (dispositivos grandes).
Criando o Primeiro Projeto
Faça o download do Bootstrap no site oficial e descompacte os arquivos para iniciar seu projeto. Crie um arquivo HTML (na raíz da pasta) utilizando a estrutura básica abaixo:
<
meta
charset
=
"utf-8"
/>
Bootstrap Template
<
meta
name
=
"viewport"
content
=
"width=device-width, initial-scale=1.0"
/>
<!-- Carregando o CSS do Bootstrap -->
<
link
href
=
"css/bootstrap.min.css"
rel
=
"stylesheet"
media
=
"screen"
/></
pre
>
<
h1
>Olá, mundo!</
h1
>
<
pre
>
<!-- jQuery (plugins em JavaScript) -->
<
script
type
=
"text/javascript"
src
=
"https://code.jquery.com/jquery.js"
></
script
><
script
type
=
"text/javascript"
src
=
"js/bootstrap.min.js"
></
script
>
Este código declara o HTML5 e carrega os principais arquivos que são necessarios como CSS e JS definindo a estrutura básica do projeto.
Conclusão
Pronto! O Bootstrap está configurado e pronto para receber o restante de seu código!
O site oficial tem alguns templates de exemplo que são bastante úteis, principalmente para quem está começando agora no framework.
Apesar de ter suas desvantagem, (que são poucas) recomendo a utilização caso você queira criar sistemas web com rapidez e um ótimo designer, sem falar que facilita muito na manutenção do sistema. Bom esta é minha opinião, use ou de uma olhada na documentação e tire suas próprias conclusões.
Quer saber mais sobre Bootstrap acesse meu canal no Youtube aqui e veja as aulas grátis.
Sobre o Autor