Fala, galera! Tranquilo?

Bom! Quem nunca se preocupou com com a segurança dos seus dados?. Imagina uma empresa que muitas vezes trabalha  com dinheiro que nem deles são, e se acontece algo?. Se alguém rouba os dados, ou deixa a empresa fora do ar por um dia ou mais?.

Acho que todos já fizeram estas perguntas, mas muitas vezes acabamos barrando na cultura de não se preocupar ou até mesmo dizer que minha empresa e pequena ninguém vai querer roubar meus dados, não tenho nada de importante, mas as veze não querem roubar seus dados mas sim usar os computadores como zumbis deixando eles veraneáveis (mesmo com antivírus), pois o usuário pode acessar o que bem entender sem nenhuma restrição (viu que legal?), ele pode fazer download do que quiser, acessar Facebook, Twitter, Youtube e etc… e ainda prejudicando o fluxo de trabalho acessando outras coisas que não são correspondente ao serviço, e ai você pode dizer mas um firewall tem um custo muito alto, ai eu chego e apresento o Pfsense um firewall tão poderoso quanto um pago tipo SonicWall da Dell que o custo e muito alto.

O Pfsense é um firewall baseado no MonoWall, é um sistema de código aberto  e criado sobre  freeBSD  e adaptado para se usado como firewall/roteador, foi lançado em 2004 e hoje a sua versão é a 2.3.3. O Pfsense pode ser instalado em redes domesticas para controle dos pais ou para quem trabalha home office, ou também em grandes corporações  deixando sua rede protegida contra diversas formas de ataque.

Considerações finais

Bom considerando esta breve apresentação do Pfsense, posso concluir que colocar um firewall não tem um custo tão elevado pois o sistema e bem leve e pode rodar em maquinas mais modestas como um P4 com 512Mb e um HD de 20Gb sem muitos problemas, mas isso depende do tamanho da sua rede pois a limitação e o hardware onde o Pfsense foi instalado. Ai eu paro para pensar, o Pfsense é open source (custo zero no software), roda em maquinas modestas (muitos tem um pc parado, aquele mais velho jogado num canto), ai fica a pergunta, Quanto vale a segurança?.

Acesse a página oficial do Pfsense aqui .

Quer saber mais como deixar sua rede mais segura?

Segurança da Informação

É isso, comenta ai e até o próximo post.

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.