Requisição, Incidente, O que é Problema e Mudança
Requisição
- Requisição pode ser também um documento que pode ser utilizado para solicitar produtos e suprir estoques.
- Na Ti podemos colocar como um pedido para evitar um incidente, ou para fazer uma mudança.
Incidente
- Quando um erro ocorrer deve se voltar o serviço volte a ficar disponível
- Quantidade vai depender do serviço, se ele é estável ou não
- Serviço que não é estável e ocorre muitos incidentes, pode se planejar uma mudança.
- Verificar o impacto que este incidente vai ter
- Planejar o SLA pois irá influenciar dentro do atendimento
Gestão de Problema
- Onde se trata os incidentes de acordo com suas gravidades ou volume de incidentes em um mesmo serviço
- Buscar o origem do problema
- Ajuda na documentação dos incidentes onde documenta os erros conhecidos
- Alimentação da base de conhecimento de acordo que se investiga o origem do problema
- Ajuda a resolver o problema com uma maior rapidez
- Pode se aplicar uma solução de contorno para aplicar e documentar na base de conhecimento
Gestão de Mudanças
- Melhoria de um serviço as ser implementada
- Quando se identifica muitos incidentes ou um incidente muito grave que foi detectado e identificado na gestão de problemas e gerou uma mudança no serviço disponível.
- Devem ser planejadas
- Importante documentar esta mudança
- Fazer uma mudança sem planejamento pode ser algo de muito risco, a não ser que seja algo emergencial.
Imagens usadas na live
Sobre o Autor