Hoje todo mundo tem um Smartphone e o mercado de desenvolvimento mobile esta crescendo muito rápido mas como desenvolver para diversos sistemas (Androide, iOS, windows), pois se for fazer desenvolvimento para um sistema especifico você não ira atingir todos os públicos alem disto cada dispositivo tem seus requisitos por isso resolvi mostrar um pouco do Ionic.

Introdução

Ionic é um framework para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis que tem seu desenvolvimento de forma híbridas, ou seja, ele é feito com linguagem web (HTML, CSS, JavaScript, Angular), é de rápido e fácil desenvolvimento. Este artigo irá dar uma breve introdução à ferramenta e como dar o primeiro passo com ela.

Ionic

Instalando o Ionic

Os aplicativos são criados e desenvolvidos principalmente através do utilitário de linha de comando (o “CLI“), e usam o Cordova para criar e implantar como um aplicativo nativo. Isso significa que precisamos instalar alguns utilitários para desenvolver então vamos lá.

Para criar projetos, você precisará instalar a versão mais recente do CLI e Cordova. Mas antes de fazer isso, você precisará de uma versão recente do Node.js. Baixe o instalador do Node.js e, em seguida, proceda à instalação do Ionic CLI e Cordova para o desenvolvimento de aplicativos nativos:

$ npm install -g ionic cordova

Talvez possa ser necessário adicionar “sudo” na frente desses comandos para instalar os utilitários globalmente.

Depois disso, crie seu primeiro aplicativo:

$ ionic start cutePuppyPics

Adicione -v1 se você gostaria de usar o Ionic 1. Para executar seu cd aplicativo , no diretório que foi criado e, em seguida, execute o ionic serve comando para testar o seu app no navegador !

$ cd cutePuppyPics

$ ionic serve

Pronto agora seu Ionic está instalado.

Guias para c plataforma

Ionic

Para os desenvolvedores de aplicativos nativos para iOS e Android (a maioria de vocês!), Cada plataforma tem certos recursos e requisitos de instalação antes que você possa obter o máximo de seu desenvolvimento iônico e Cordova.

Para desenvolvedores iOS, dê uma olhada no Cordova iOS Platform Guide e siga as instruções para instalar ou atualizar o Xcode, e possivelmente registrar uma conta de desenvolvedor para começar a criar aplicativos para iOS.

Para desenvolvedores Android, dê uma olhada no Cordova Android Platform Guide e siga as instruções para instalar o SDK e / ou o Android Studio para começar a criar aplicativos para o Android.

Considerações Finais

Bom finalizamos aqui uma breve introdução a este excelente Framework, onde pode-se criar facilmente aplicativos para diversos dispositivos sem um alto custo pois o software é Open Source.

Se quiser saber mais sobre este Framework pode acessar o link do site oficial aqui abaixo, é isso ai e até a próxima.

Alguns modelos : http://showcase.ionicframework.com/apps/top

Site Ofcial : https://ionicframework.com/

Fonte

 

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.