Fala, galera! Tranquilo?

Bom depois de um longo tempo sem conseguir fazer postagens estou retornando e junto varias novidades, aproveitando  o conteúdo do GLPI no canal do Youtube trago hoje um template para notificação de email que acabei encontrando na internet ele é bem bonito e responsivo, então vamos la.

Template responsivo GLPI

As versões anteriores do GLPI não eram responsivas e seu visual nem tão amigável assim e com o tempo tornou-se mais compatível com dispositivos móveis, pensando nisto, uma empresa ( qual não irei citar para não ter nenhum problema ) criou um template de notificações facil para o usuário editar sem muitos problemas mesmo sem conhecimento de desenvolvimento html e css, , sendo muito simples e  melhor responsivo.

Algumas telas do template

Sabendo que tem diversos modos para enviar um e-mail de notificação e que o usuário podem acessar ler os emails através de diversos meios: Gmail, Outlook, Mobile APP…  e de acordo com a empresa ela teve uma base do template a partir dos sites abaixo:

Envato Tutsplus

InfoParriot

Litmus

Email On Acid

Chegando então a um template muito mais objetivo e ajustando-se a telas de diferentes tamanhos, e mantendo as informações mais importantes para usuário:

 


 

Passo a passo para alterar o template

Sempre, faça um backup de seu banco de dados ou realize qualquer procedimento em uma base de testes!

  1. Faça o download do arquivo template-responsivo-glpi.zip
  2. Customize as urls “http://urldoglpi/” de acordo com a instalação de seu sistema GLPI.
  3. Copie o conteúdo das tags <style>. Vá no menu Configurar > Notificações e clique em Modelos de Notificação.
  4. Crie um novo. Chame-o de “Template Chamado Responsivo” ou um nome de sua preferência, Tipo: Chamado e cole no campo CSS o conteúdo das tags Style que você copiou no passo 2.
  5. Salve e em seguida, clique na aba Traduções de Modelo, escolha sua tradução desejada ou Tradução padrão, caso for o único idioma de seus usuários.
  6. O campo assunto, por padrão, adicione “##ticket.action## ##ticket.title##” “sem as aspas”.
  7. No campo tipo, selecione Chamado.
  8. No campo Corpo do Email você pode deixar em branco, onde será gerado após salvar o modelo de tradução, ou se preferir, customize de acordo com sua necessidade a visualização em texto do e-mail de notificação após o passo 7, onde é salvo a tradução.
  9. No arquivo TXT, copie todo o conteúdo, inclusive as tags <Style>, pois ela será retirada automaticamente pelo GLPI.
  10. Clique no botão HTML (editar código fonte) dentro do editor, no campo Corpo do HTML,  e cole o conteúdo. Salve o novo modelo.
  11. Volte no menu Configurar > Notificações > e clique em Notificações
  12. Não desista, estamos no final.
  13. Altere de sua preferência,  as notificações que deseja utilizar o novo template que possuam o tipo Chamado.
    Sugestão: Add Followup, Add Task, Close Ticket, Delete Task, Delete Ticket, New Ticket, Resolve ticket, Update Followup e Update Ticket
  14. Pronto! Abra um chamado para conferir o resultado!

Alguns campos foram feitos sem a utilização das tags ## lang do GLPI, que permitem a tradução dos nomes dos campos pelos idiomas disponíveis no sistema. Caso queira utiliza-los, customize o sistema com suas palavras ou tags!

Ainda tem dúvidas?

Da uma olhada Clicando Aqui, vale muito apena conhecer mais sobre a ferramenta.

EBOOK GLPI CLIQUE AQUI

Até a próxima.

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.