Fala, galera! Tranquilo?

Vou falar de um assunto onde muitos negligenciam e acham que pequenas empresas não vão ser alvo de hackers. Já abordei um assunto voltado a segurança apresentando um firewall open source (acesse aqui), ou seja gratuito onde seu investimento é muito baixo, e hoje vou mostrar 5 dicas para melhorar a segurança de sua empresa.

1 -Segurança de conteúdo malicioso

Sites maliciosos são páginas criadas para distribuir malware e roubar informações que podem ser usadas por hackers para atividades ilegais ou para invadir e roubar dados importantes de sua empresa. Para você prevenir que isto não aconteça em sua empresa, é necessário instalar alguns software de segurança para bloquear estes site maliciosos impedido de acessar sua rede.

Uma outra dica importante é instalar, nos computadores, antivírus adequados que escaneiam o computador em tempo real e os downloads realizados pelo usuário, para que possam inutilizar algum vírus que, por ventura, tenha sido baixado.

2 – Criar níveis de acesso para os usuários

Esta próxima dica é boa prática que pode ajudar bastante a manter a segurança da sua rede, criar níveis de acesso aos usuários. Mesmo que sua empresa não seja uma multinacional e seja de pequeno ou médio porte e que funcionários sejam totalmente confiáveis, é importante controlar o acesso para alguns sites e também para algumas das informações mais importantes. Para isso, a empresa pode estabelecer algumas políticas e níveis de acesso para cada tipo de usuário, além de manter organizada as informações de acesso em cada um deles.

3 – Usar Wi-Fi com autenticação por usuário e senha

Quando nos conectamos a uma rede de internet aberta, os dados que estão no sistema ficam expostos a todo tipo de, vulnerabilidade. Por isso, para proteger o acesso da rede Wi-fi da empresa com usuários e senhas é uma das dicas mais importantes para manter a segurança dos dados da sua empresa.

Existe uma ferramenta que se chama Captive Portal que você pode integrar ao proxy para fazer regras de acesso para os usuários da rede wi-fi, com este sistema pode-se criar voucher para distribuir acesso temporário.

Estas ferramentas mencionadas encontram-se em um firewall de boa qualidade uma das opções e o Pfsense e o Opnsense ambos open source.

4 – Fazer backups diários

Fazer backups constantemente é uma boa pratica de segurança  para sua empresa. Pois isso permitirá que seus dados atualizados estejam em um local seguro sendo possível de ser recuperado caso haja um ataque.

Para isso, algumas empresas investem em servidores que realizam os backups regulamente utilizando os serviços de armazenamento na nuvem, mas caso sua empresa seja pequena pode-se optar em fazer os backups em hds esterno apesar de não ser a melhor forma mas seria uma forma barata de manter dados importantes guardados.

5 – Manter seus sistemas atualizados

Está é uma pratica bem simples mas muito importante para manter seus dados seguros, pois cada vez que o sistema atualiza ele traz melhorias e se tiver um sistema pirateado a tendencia de acontecer algum desastre em sua empresa é bem grande, porque não tem direito a atualizações deixando seu sistema totalmente veraneável mesmo com antivírus pois as correções de bugs inseridas nas atualizações não são realizadas.

Considerações finais

Estas 5 dicas mencionadas neste post são as mais importantes que sua empresa poderá tomar para proteger seus dados. No entanto, você pode, e deve, procurar por outras alternativas para manter a segurança na rua rede corporativa sempre atualizada.

Ler este post sobre algumas maneiras de manter a segurança de sua rede foi útil para a sua empresa? Então, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais e ajudar outros empreendedores a melhorar a segurança?

Quer saber um pouco mais sobre? Acesse o link abaixo que tem um livro show de bola falando deste assunto, porque investir em segurança nunca e de mais.

Seguranca_da_Informacao

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.