No início de maio de 2017, um ataque cibernético começou e se espalhou rapidamente em várias partes do mundo, se tratava de um vírus do tipo ransomware que logo após ser instalado ele sequestra o computador  criptografando os arquivos e logo depois pedem um resgate para que seja liberado o acesso ao arquivos novamente. Foi considerado um dos maiores ataques da internet de diversos ataques ao longo da história, a maioria dos alvos foram pessoas que utilizavam o sistema da Microsoft o Windows, desde versões mais antigas como o XP, até versões mais atualizadas como o Windows 10.

Linux conheça melhor este sistema operacional 

Para quem não conhece ou não tem tanto envolvimento com o sistema operacional, até porque existe uma parcela pequena de pessoas que utilizam ele no mundo e outros que usam o sistema proprietário da Apple o “MAC OS”. Independentemente dos motivos ambos, não foram alvos deste super ataque cibernético. Não vou entrar na parte técnica de porque estes usuários utilizam estes sistemas, mas enfim eles não tiveram seus computadores/servidores sequestrados ou comprometido com o vírus, é por isso que venho destacar o sistema “Linux” (sistemas que utilizam o Linux como núcleo (kernel) principal), e logo abaixo vou destacar alguns pontos bem importante e que muitos não conhecem ou até mesmo interpretam de um jeito diferente.

1. GRATUITO

Isto mesmo ele é um sistema de qualidade e totalmente gratuito! pelo menos a maioria deles são distribuídos de graça salvo algumas poucas exceções como a Red Hat que tem um valor basicamente pelo suporte o que também é bem mais em conta que o sistema proprietário da Microsoft e ainda assim e sem licença gerando uma grande economia para sua empresa.

2. SEGURO

Não existe um sistema totalmente seguro, mas os sistemas Linux estão menos vulneráveis a pegarem um vírus ou malwares e outros. Por ser software livre e de código aberto e ter uma grande comunidade que trabalham no desenvolvimento, para que o sistema possa ser sempre atualizado de forma mais rápida porque tendem a achar as falhas em pouco tempo por haver diversos desenvolvedores, este é um dos motivos que fazem o sistema ser mais seguro, além disto podemos citar que para executar qualquer instalação ou executar algo que precise acessar os arquivos principais ele pede senha o que melhora ainda mais a segurança, poderíamos citar diversos outros.

3. PERSONALIZÁVEL

Existem diversas distribuições disponíveis com variadas interfaces para gostos diferentes e ainda pode personalizar um ambiente conforme queira, podendo escolher o ambiente que mais lhe agrada. A imagem acima é apenas uma amostra disponível de uma distro e que particularmente gosto bastante e acho a mais simples e muito bonita que é a interface Gnome.

4. REPOSITÓRIO DE PROGRAMAS

A grande maioria dos sistemas linux já vem com um repositório completo com diversos softwares que podem ser utilizados no dia a dia com muito mais segurança pois não precisa ter que ficar desmarcando opções para não instalar aqueles programinhas inconvenientes que vem com a maioria dos softwares gratuitos para Windows.

E, são, todos softwares open source, ou seja, livre. Mas, caso seja preciso você poderá baixar e instalar softwares que não estejam neste repositório pode encontrá los nas comunidades de sua distribuição e instalá los facilmente. Independentemente disso, o mais importante é que diversos programas, testados e aprovados, são disponibilizados de maneira segura e centralizada pela comunidade de desenvolvedores do sistema.

5. DESEMPENHO

Alguma distros Linux podem ser tão leves que podem até dar uma sobrevida aquela máquina antiga parada no canto da sala. Dependendo do ambiente gráfico escolhido, você poderá ter um consumo computacional baixo comparado a outros sistemas operacionais no mercado.

Então pode ser ideal para ambientes onde o parque tecnológico onde que se economizar e para quem não necessita de opções de “luxo” do mercado o que pensando na crise se torna uma excelente opção pois além da segurança ter um ótimo desempenho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu sei que existe muito mais informação sobre o sistema mas, se você não conhecia o Linux ou não tem muito envolvimento, pode ter um contato mesmo que superficial em algumas informações que muita vezes são um pouco confundida. E, se você já conhecia, compartilhe com seus amigos qual distribuição Linux você utiliza, e quais são as suas experiências e histórias no mundo Linux.

Gostou quer saber mais sobre o sistema linux acesse o curso abaixo será bem interessante.

Quer sabre mais sobre segurança clique aqui.

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.