Vou falar sobre no-ip e lá no canal do youtube estou fazendo um mini curso de redes, e já escrevi aqui no blog alguns artigos
sobre o tema, então hoje vou falar um pouco sobre o no ip, que é um serviço em parte grátis para fazer a conexão a sua rede interna.
Artigos sobre redes: DMZ, NAT, Protocolo de Rede
no-ip como usar
Muitas vezes precisamos acessar nossa rede interna pela internet mas, para isso temo que ter um serviço de DNS, e é ai que entra
o no-ip, poi se tiver um registro de domínio terá que ter um ip fixo e neste caso não, pode ser usado o ip dinâmico
(troca de tempo em tempo).
Mas onde utilizar este serviço?
Pode se usado para acessar câmeras internas, servidores com interface web, entre diversos outros serviços, não vou entrar tanto
em detalhes nos serviços, isso fica para o youtube vou explorar um pouco esta parte mais na prática.
Mas como Funciona?
Vamos supor que você tem um servidor, ligado à rede aina sua casa e seu modem tem um endereço privado 192.168.1.1, com ele só é possível acessar a rede interna . Mas, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (192.168.1.254) que o permite o acesso a sua Internet através de um endereço público que está também associado ao router.
Este endereço público que vamos utilizar para acessar o nosso servidor a partir da rede extena, ou seja, através da internet.
Assim, com o serviço no-ip podemos acessar este endereço publico através de um domínio tipo (falati.ddns.net).
Como usar o serviço no-ip?
Para utilizar o serviço basta acessar o site //www.noip.com/pt-BR e criar sua conta.
Após criar a conta, vai ter acesso ao dashboard do serviço. Para criar o primeiro serviço basta colocar o nome no campo hostname e escolher o seu domínio. Também da para escolher o tipo de registro:
A – Address: Associação de um nome a um endereço
AAAA – Address IPv6; Associação de um nome a um endereço IPv6
CNAME – (Canonical NAME); um alias (nome alternativo) para um host;
SRV – (SeRVice); permite definir serviços disponíveis num domínio
TXT – Definição de informação textual sobre o domínio
Após fazer as configurações mostradas acima tem que baixar o DUC, que é o que vai manter o ip atualizado, basta entrar com seu usuário e senha.
No meu caso eu uso linux, se você utiliza windows ele vai reconhecer automaticamente verá uma imagem mais ou menos assim:
Está pronto, para manter o ip sempre atualizado você terá que baixar o aplicativo, agora é só usar o comando ping e testar seu endereço de domínio.
Caso queira ver o passo a passo acessa os vídeos abaixo:
Vídeo NO-IP Passo a Passo
Sobre o Autor