Ainda trabalhando em cima do mini curso de redes que estou fazendo no youtube vou explicar mais um conceito, O que é NAT.

Já havia escrito um post aqui sobre DMZ que também iremos abordar e para isso precisamos entender estes conceitos.

Mas o que é NAT?

O conceito de NAT pode ser descrito como a própria sigla já diz (Network Address Translation), ou tradução de endereço de rede, confuso, vou tentar explicar melhor.

Todos que tem uma conexão com a internet tem um modem, ai já podemos ter uma ideia do que é, pois existe o ip privado e o ip publico, ou seja, o ip privado é a sua rede interna e o ip publico é a internet, digamos assim, ai para fazer esta conexão para que possa acessar os sites em outro servidores precisamos fazer esta tradução e o responsável por esta tradução e o NAT.

Um outro exemplo que podemos usar é caso tenha que acessar um endereço dentro da sua rede mas você não esta nela, claro da para utilizar um VPN, mas pode também acessar pelo navegador é o caso dos sites ou sistemas como GLPI que é criado para fazer chamados pela web.

Explicando melhor, tenho o GLPI e quero deixar ele aberto para que os clientes possam abrir os chamados de qualquer lugar, então configuro no meu roteador ou firewall uma NAT dizendo que tudo que vier da web será enviado para o meu servidor interno onde está o sistema, a imagem abaixo explica melhor isso.

O que é NAT

Uma outra imagem um pouco mais simples para entender como é feita esta tradução:

O que é NAT

 

Conclusão

Concluindo este breve conceito, podemos afirmar que NAT nada mais é do que uma “conversão” de ip publico para ip privado, assim podendo ter acesso a outros servidores fora da rede interna, e com isto também entra a DMZ que já havia comentado em outro post, se não chegou a ler recomendo pois ambos trabalham praticamente juntos, acompanhe o canal no youtube para saber mais e entender com funciona na prática.

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.