Conhecidos também por protocolo de internet, os protocolos de rede são diversos “sistemas” que permitem a comunicação entre computadores através da internet.

Aqui vou descrever de um jeito básico e de fácil entendimento de como funcionam, e também os tipos de protocolos usados.

Tipos de Protocolos de Rede

Bom vamos começar pelos tipos de protocolo depois veremos cada um separadamente.

  1. TCP/IP
  2. HTTP
  3. HTTPS
  4. DHCP
  5. FTP
  6. SFTP
  7. SSH
  8. POP3
  9. SMTP
  10. IMAP

O que são Protocolos de Rede

São diversos conjuntos de normas que fazem a conexão de qualquer maquina conectada a internet para que possam se comunicar entre si, podendo assim fazer downloads, enviar emails, mensagens instantâneas, entre outros, sem a necessidade de utilizar algum tipo de software para isso. Então podemos dizer que é uma linguagem universal entre os computadores para que possam conversar entre si, independente do fabricante ou sistema operacional utilizados.

1. Protocolo TCP/IP

TCP/IP é o acrônimo de dois protocolos combinados: o TCP (Transmission Control Protocol, que significa Protocolo de Controle de Transmissão) e IP (Internet Protocol, que significa Protocolo de Internet).

Dentre todos os protocolos de rede, juntos, eles formam a base de envio e recebimento de dados por toda a internet.

O protocolo TCP/IP surgiu em 1969 nos Estados Unidos durante uma série de pesquisas militares da ARPANET.

Este protocolo foi criado com a ideia de de oferecer uma troca de mensagens de um jeito mais rápido, pois ele identifica a melhor rota entre dois locais ou pode encontrar outras rotas caso seja necessário.

Esse protocolo é dividido em 4 camadas. Na ordem que acontece na internet:

  • Aplicação. Responsável em receber informações de outros programas pela internet, aqui estão os protocolos http,ftp,smtp.
  • Transporte. Responsável por quebrar os pacotes em pacotes menores da camada anterior e transportar  e organizar para o envio.
  • Rede. Os pacotes da camada anterior serão endereçados com o endereço IP da máquina que envia e que recebe os pacotes.
  • Interface. Por fim a camada que envia e executa o recebimento do pacote pela internet.

Podemos concluir que este protocolo funciona como os correios quando enviamos algo para outro estado por exemplo, pois colocamos toda a identificação no pacote que queremos enviar.

2. Protocolo HTTP

HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

Este protocolo são os sites que acessamos, pois quando colocamos o endereço do site no navegador ele envia pacotes para o servidor que responde com o formato de uma página de acordo com a permissão de acesso.

3. Protocolo HTTPS

HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

Protocolos de Rede

Veja o imagem acima do blog da Fala Ti esta sendo utilizado o protocolo https, pois este protocolo é feito por certificação digital que cria uma criptografia para impedir ameaças.

Este protocolo é muito utilizado para meios de pagamento que necessitam de uma proteção aos dados do usuário protegendo de acessos indevidos.

Aqui no blog já criei um post ensinando a colocar este protocolo gratuitamente pode clicar aqui para acessar.

4. Protocolo DHCP

DHCP é o acrônimo para Dynamic Host Configuration Protocol, que significa, em português adaptado, Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Ele permite que os computadores consigam um endereço de IP automaticamente.

Um exemplo bem pratico para o entendimento deste protocolo é quando você conecta seu celular no wifi ele adquire um endereço automaticamente e assim você faz parte daquela rede, e podendo ter acesso a internet.

Também é possível configurá-lo manualmente colocando o endereço da rede em que se encontra.

5. Protocolo FTP

FTP é a sigla para File Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Arquivos. Ele surgiu antes mesmo do padrão TCP/IP, que é a base das conexões de internet. E é o modo mais simples de transferir dados entre duas máquinas pela rede.

Este protocolo funciona com dois tipos de conexão, cliente e servidor. O cliente faz o pedido de acesso e o servidor fornece o arquivo ao cliente.

Esta conexão é feita pela porta 21 do servidor que fica aberta até o fim da sessão.

Muito utilizado para enviar s arquivos do site para o servidor de hospedagem onde o site ficará “armazenado”.

6. Protocolo SFTP

SFTP é a sigla para Simples File Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência Simples de Arquivos.  Ele é, basicamente, o protocolo FTP com uma camada de proteção a mais aos arquivos transferidos.

A transferência dos arquivos acontece através de pacotes ssh que aumenta a segurança do processo pois não é feita por um canal livre.

7. Protocolo SSH

SSH é a sigla para Secure Shell que, em português adaptado, significa Bloqueio de Segurança. É um dos protocolos específicos de segurança de troca de arquivos entre cliente e servidor.

Este protocolo é utilizado apena com uma chave de segurança criada pelo servidor e colocada no cliente, assim transformando fortificando a segurança sem comprometer a transferência dos arquivos.

8. Protocolo POP3

POP3 é o acrônimo para Post Office Protocol 3, que significa, excluindo o número, Protocolo de Correios. Ele é usado para mensagens eletrônicas, ou seja, os populares emails.

Podemos dizer que é os correios da internet, pois é ele o responsável de enviar as mensagens em sequencia para o cliente.

9. Protocolo SMTP

SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Correio Simples. Diferente do POP3, o protocolo SMTP é voltado para o envio de mensagens eletrônicas (emails).

A mensagem sai da máquina do cliente e, depois de ter um ou mais destinatários determinados, é autenticada e enviada para o servidor. Lá, os destinatários recebem as mensagens enviadas para o servidor, que são codificadas e recebidas pelo protocolo POP3.

10. Protocolo IMAP

IMAP é o acrônimo para Internet Message Access Protocol, que significa Protocolo de Acesso à Mensagem de Internet. Assim como os dois anteriores, o protocolo IMAP também é voltado para envio e recebimento de emails.

O protocolo IMAP permite que o usuário acesse e gerencie seus arquivos e mensagens diretamente no próprio servidor. Ou seja, não é preciso esperar que as mensagens enviadas ao servidor cheguem até a máquina do cliente para mexer nelas, diferente dos protocolos anteriores.

Conclusão dos Protocolos de Rede

Podemos concluir que mesmo sem você saber de tudo isso, acaba utilizando todos este protocolos de rede no seu dia a dia.

O mais legal de saber como ele funciona é entender que a internet funciona como os nossos correios onde tem diversos locais responsáveis por enviar nossas encomendas até o destinatário e todos se baseiam em endereços para que possam encontrar a melhor rota e levar o pacote com segurança sem que se perca tempo ou aconteça algo que precise mudar de rota.

FONTE

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.