Fala, galera! Tranquilo?

O WordPress é sem dúvida  o CMS (Custom Management System) mais utilizado pois a sua simplicidade chama a atenção de muitos desenvolvedores e de usuários interessados em fazer um site para sua empresa ou profissional autônomo ou blog para compartilhar assuntos de diversos interesses. E pensando em quem esta começando e tem interesse no WordPress mas tem algumas dúvidas elaborei 5 dicas para que esta iniciando.

1 – Agende sua Postagens no WordPress

Para quem esta buscando fazer um blog ou adicionar a função blog dentro do site, está também querendo manter um fluxo de postagens mas sabemos que as vezes acontece imprevistos e se você tem artigos adiantados para postar nada melhor que agenda-las, para isso no painel do WordPress:

-Vá até a tela de edição da postagem que você deseja agendar.

-No canto superior direito, onde fica o botão Publicar, logo acima, você irá encontrar a opção “Publicar imediatamente”.

-Clique no link Editar ao lado e escolha o mês, o dia, o ano e a hora da publicação.

-Não se esqueça de apertar o botão OK embaixo para ativar o agendamento.

 

 

 

 

 

Pode ser que a imagem não tenha o y em verde pois é um plugin instalado.

2 – Mude a URL da sua Postagens e Páginas

Ter uma boa url pode ajudar bastante para ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, por isso, é importante mantelas atraentes para o usuário para passar uma certa confiança naquilo que esta postando. Para modificar vá no Painel do WordPress:

 

– Logo abaixo do título, está o Link e ao lado dele, tem um botão Editar. Clique nele, a URL irá mudar para uma caixa de texto.

– Remova qualquer palavra que não faça referencia para os mecanismos de busca. Isso inclui palavras genéricas.

– Certifique-se de que cada palavra está separada da outra por um hífen.

– Clique no botão OK.

Publique ou atualize a sua postagem para que o WordPress possa salvar suas alterações.

3 – Criar Páginas no WordPress

Páginas são diferentes de post, vamos ver um pouco agora:

Páginas são estáticas não importa a data em que foram postadas mas sim o seu conteúdo, pois ele mostra alguma informação importante sobre o blog ou a empresa, um bom exemplo seria a página sobre aqui do blog ela é estática e  mostra algumas informações sobre mim.

Posts já são datados em forma cronológica onde você pode comentar sobre o assunto, também tem categoria e também tags, e post aparece no feed/RSS. Bom entendido um pouco da diferença vamos criar a página…

No menu principal do WordPress acesse Páginas (Bem logico né), ao colocar o mouse sobre o menu vai aparecer dois links (Nova página / Todas as Páginas) aqui você seleciona o seu objetivo em todas as página vai aparecer as paginas que criou e ao selecionar a você tem as dicas acima o mesmo acontece com o post.

 

 

4 – Criar categorias para seus posts

Para muitos pode ser um pouco básico demais, mas para quem está começando no WordPress é uma informação de importância pois ira dar um norte para que possa ir pelo caminho certo.

Para criar uma categoria vá no menu post e em categoria.

 

 

Depois é só colocar os dados conforme a imagem acima e o nome da categoria e clicar Acionar Nova categoria.

Para inserir no post basta ir na parte direita e selecionar a categoria desejada.

Pronto agora todo o post que fizer referente a categoria criada e só selecionar e publicar.

 

 

 

 

 

 

5 – Criar Menu no WordPress

Para criar menu e bem simples, vá no menu aparência e depois clique em menu.

Vai entrar em uma página onde pode criar um menu, selecionar se o menu vai ser uma página, um post, ou uma categoria e ate mesmo um link personalizado após selecionado e só clicar em Adicionar ao Menu, caso queira organizar as posições pode clicar nas setas ou colocar o mouse em cima do menu e arrastar para a posição.

 

Caso não tenha feito o download do WordPress pode baixar aqui e já esta em português.

Quer saber mais sobre WordPress acesse https://falati.com.br/Curso_de_wordpress

Considerações finais

Bom acho que estas dicas iniciais já vão ajudar quem esta começando a utilizar WordPress e tomarem o rumo certo.

Em breve estarei falando mais sobre WordPress então fica ligado ai e até o próximo post.

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.