E ai, fiquei um bom tempo sem postar nada mas em virtude das eleições 2018, vi que muitas pessoas começaram a divulgar falhas nas urnas eletrônicas, e resolvi falar um pouco sobre segurança da informação, caso queira saber mais sobre a segurança das urnas eletrônicas pode acessar a live que fiz clicando aqui.

O que é Segurança da Informação?

A segurança da informação é a proteção de um diversas informações que precisam ser protegidas por um individuo ou empresa o qual possui um grande valor.

Propriedades Básicas:

Confidencialidade -> Define e limita o acesso a informação definidas pelo proprietário da informação.

Integridade -> Garante que as informações tenha garantida suas características originais o que incluem as mudanças feitas.

Disponibilidade -> Permite que o conteúdo esteja sempre disponível.

Autenticidade -> Garante que a informação não sofreu mudanças indevidas durante o processo.

Curso Hacker
Treinamento preparatório para segurança cibernética Curso desenvolvido pela Hs digital

Conformidade -> Garantia que o sistema irá seguir as leis e os regulamentos estabelecidos no processo.

 

Fraudes na Internet

Bom entendido o que é e algumas propriedades da segurança da informação podemos falar sobre fraudes na internet, o que hoje não são nenhuma novidade, um post feito pelo Oficina da Net mostra os principais golpes e como evitar de cair nesta armadilha.

As fraude são bem comuns principalmente no Facebook e em sites desconhecidos, e estes sites tem como objetivo utilizar táticas maliciosas que induzem você ao erro. Vou descrever um caso que utilizaram este tipo de fraude para capturar dados:

Em uma empresa que trabalhei uma funcionaria teve sua conta bancaria “invadida”, e o invasor fez saques e empréstimos da conta. O que aconteceu foi que o invasor “substituiu” o navegador dela (Internet Explorer) por um o qual ela acessasse o banco e ao digitar o usuário e a senha ele desse um erro e ao aparecer a página era atualizada e o site ia normalmente para a página oficial do banco, e nesta ação foi capturado o usuário e senha que foi adquirida com o “erro”, e ao acessar a conta entrou normalmente mas o invasor já havia feito a ação.

Acima um exemplo básico de uma ação de criminosos virtuais, talvez não tenha detalhado muito mas foi apenas uma ilustração para que saibam como eles agem, mas também não é a unica forma de obter dados, exitem N formas, esta é apenas uma.

 

Curso Hacker
Treinamento preparatório para segurança cibernética Curso desenvolvido pela Hs digital

Como Proteger seu Computador

Existe diversas formas de ficar protegido, uma delas é muito básica e diversos canais, blogs e até mesmo o próprio governo já criou leis  para isto, estou falando da pirataria, muitos softwares baixados da internet e contem um crack podem ser um risco para seu computador ou para sua rede inteira, pois muitos deles vem com diversos softwares maliciosos fazendo com que causem uma grande dor de cabeça, um bom Antivirus também é necessário, manter o sistema atualizado também é uma boa prática, pois conheço diversas pessoas que deixam desabilitado as atualizações assim deixando a segurança de lado, eu escrevi um post a algum tempo que fala de 5 dicas para melhorar a segurança de sua empresa, pode conferir aqui.

Conclusão

O assunto é bem extenso quando falamos sobre segurança da informação, mas a ideia aqui é que você entenda o quão importante é manter os seus dados seguro, para que nada de errado ou tenha um prejuízo gigantesco com softwares maliciosos. Poderia ficar falando muitas outras maneiras de se proteger ou maneiras que os criminosos virtuais fazem para obter acesso aos dados.

Quer saber mais sobre segurança deixe seu comentário assim nos ajuda a criar mais posts como este valeu.

Sobre o Autor

Jeferson Filipe
Jeferson Filipe

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em tecnologia, consultor em informática, desenvolvedor web com php e mysql. Sempre buscando conhecimento e compartilhando ideias.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.